DestaquesMunicípios

Barragem Canafístula está com volume acima de 17%, diz AESA

Imagem reprodução/whatsapp
Imagem reprodução/whatsapp

O novo monitoramento feito pela Agência Executiva da Gestão das Águas (Aesa), nesta sexta-feira (17), é animador. De acordo com a medição feita pelo órgão, a Barragem de Canafístula, localizada em Borborema e que abastece também Bananeiras, Solânea, Cacimba de Dentro, Damião, Araruna, Tacima, Riachão e Dona Inês elevou seu nível em 15% depois das chuvas caídas nos últimos dias.

No período mais crítico de seca, o manancial chegou a atingir apenas 2,9% de sua capacidade total entrando em colpaso e obrigando a Cagepa a abrir o volume morto para conseguir retirar água do local.

Já no monitoramento feito no início do mês, Canafístula estava com 504.318 mil metros cúbicos – 12,3% da capacidade total. Agora, o reservatório atingiu 17,4% e pulou para 713.215 milhões de metros cúbicos.

Porém, apesar da situação animadora, é preciso que a população fique atenta e continue economizando água para que a barragem não volte a entrar em colapso. As autoridades ainda irão manter o racionamento, porque mesmo com a elevação do nível, o reservatório ainda está longe de atingir sua capacidade total que é de 4.102.626 milhões de metros cúbicos de água.

Nas redes sociais, moradores das localidades abastecidas por Canafístula II já comemoram o novo nível e os mais fervorosos agradecem a Deus pela chuva enviada, que tem garantido o acúmulo  de água.

Solânea  Online  com Focando a Notícia

Artigos relacionados

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios