Destaques

Auxílio Brasil: financeiras já fazem pré-cadastro de empréstimo consignado com juros de até 79% ao ano

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Minas Gerais, Brazil – November 19, 2021: Screen of the Auxilio Brasil application

Como muitas vezes, o mercado e a demanda do público foram mais rápidos do que as medidas do Governo, o que faz com que, ainda sem regulamentação, muitos bancos e entidades financeiras estejam oferecendo alternativas de crédito para os beneficiários do Auxílio Brasil.

Na quinta-feira passada, 4.08.2022, foi publicada no Diário Oficial da União a Lei N°14.431 pela qual todos os beneficiários do Programa Auxílio Brasil (PAB) podem utilizar os valores desse programa para a contratação de créditos -ou microcréditos- consignados.

A verdade é que essa possibilidade já tinha sido liberada pelo Executivo, que em março deste ano tinha editado uma Medida Provisória N°1.106/2022, e que finalmente foi aprovada pelo Senado mediante a lei mencionada.

Um grande percentual da população fica expectante à publicação, por parte do Presidente Jair Bolsonaro, da regulamentação desta medida, que está prevista para ser sancionada nesta quarta-feira, segundo o anunciado pelo Ministério da Cidadania. É que, mesmo que uma lei possa estabelecer direitos e deveres, a regulamentação é aquela que delimita o como eles serão aplicados e fornece os detalhes de como é preciso agir para os diversos operadores.

Mesmo assim, é sabido que muitos correspondentes bancários, ou seja, aquelas pessoas que intermediam entre os bancos ou entidades financeiras e os potenciais usuários na concessão dos consignados, já estão recolhendo os dados precisos para o pré-cadastro de beneficiários, como o número de CPF e o código familiar do Auxílio Brasil.

A situação de cada banco.

Ainda não fica claro quais serão os bancos que irão oferecer esse tipo de empréstimo pessoal online, ou presencial, ou se não será oferecido.

Algumas das instituições mais tradicionais, como a Caixa e o Banco do Brasil, ainda esperam pela regulamentação da medida para fazer os seus anúncios. No entanto, outras instituições igualmente reconhecidas, como o Inter, Santander e Itaú, têm mencionado que não irão operar a linha.

Uma das preocupações daqueles que não esperam pela publicação da regulamentação é que poderão acabar oferecendo condições ou requisitos que não sejam os estabelecidos pelo Governo.

No caso daqueles correspondentes que já oferecem o serviço financeiro, as ofertas são bem variadas. Assim, por exemplo, são oferecidos créditos da financeira Facta por R$1.600 com uma taxa de juros de 4% mensal e pagamento em 24 parcelas, devolvendo finalmente o valor total de R$3.840.

Em alguns casos as ofertas preocupam os especialistas financeiros, levando em conta que a taxa de juros aplicável seria de até 78% ao ano. Um percentual elevado demais levando em conta as condições de precariedade em que costumam viver as famílias beneficiárias do Auxílio.

É bom lembrar que o consignado é um tipo de crédito com pagamento mediante o desconto automático das parcelas na folha de pagamento ou benefício do cliente. Isso garante um percentual elevado de devolução do dinheiro, o que faz com que as taxas de juro sejam as mais baratas do mercado. Porém a elevação da taxa Selic, e o abuso de algumas instituições está deixando o panorama mais complicado para os interessados.

Com Focando a Noticia

 

 

 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios