DestaquesSaude

Aumenta número de municípios em bandeira verde, mas 80% ainda estão na amarela

A 11ª avaliação do Plano Novo Normal indica as recomendações para os 223 municípios paraibanos a partir da próxima segunda-feira (02). Fazendo uma comparação com a 10ª avaliação, o estudo mostra que houve aumento no quantitativo das bandeiras verdes, além de apresentar uma queda no número de municípios que se encontravam nas bandeiras amarela e laranja. Ao todo, 44 municípios mudaram de classificação.

As bandeiras levam em conta indicadores como: percentual de novos casos, letalidade (óbitos), ocupação da rede hospitalar da região e percentual de isolamento social. De acordo com a avaliação, constatam-se transições de algumas bandeiras para a amarela, sendo 16 municípios da verde e seis municípios da laranja. Apenas dois territórios transitaram da bandeira amarela para a bandeira laranja, que teve uma queda na sua participação em 6% dos municípios paraibanos.

O destaque desta avaliação vai para as 21 transições da bandeira amarela para a bandeira verde, que teve sua participação elevada para 14% dos municípios paraibanos. O estudo pontua que entre os 12 municípios da região metropolitana de João Pessoa, Bayeux é o único que permanece em bandeira laranja, cabendo sempre salientar que as transições para bandeira amarela devem ser acompanhadas com ainda mais atenção e cautela pelas autoridades sanitárias locais. João Pessoa, Campina Grande, Patos, Guarabira e Santa Rita  seguem na bandeira amarela. É importante ressaltar que eventos e aulas presenciais só são recomendadas em municípios avaliados como bandeira verde, assim como comícios, carreatas e ações de campanha que promovam aglomeração.

Veja lista

Sobre as ocupações hospitalares dos leitos de UTI para adultos na Paraíba, a comparação entre a 10ª e 11ª avaliações aponta para um comportamento de aumento de 8,72% na 1ª Macrorregião de Saúde, redução de 11,15% na 2ª Macro e uma primeira redução de 5,15% na 3ªMacro após um período de crescimento. Para o secretário executivo de Saúde do estado, Daniel Beltrammi, esse aumento na 1ª Macro coloca a autoridade sanitária estadual em nível de atenção e ostensivo acompanhamento.

“É fundamental reforçar as medidas não farmacológicas de combate à Covid-19 que devem ser praticadas todos os dias, por toda população paraíbana: o uso ostensivo de máscaras, a lavagem das mãos e a manutenção do distanciamento social o quanto possível. Essas são as ações que mais salvam vidas em todo mundo”, frisou.

As informações completas da 11ª Avaliação do Plano Novo Normal, bem como a lista de municípios por bandeiras com suas respectivas avaliações para o critério, a íntegra da Nota Técnica e os Protocolos Sanitários para diversas atividades estão disponíveis no site do Governo da Paraíba no endereço paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/coronavirus/novonormalpb.

Secom-PB

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios