Brasil

Aposentado encontra macaxeira de três metros no quintal de casa

20130529094611_03Um caminhoneiro de 66 anos arrancou uma macaxeira gigante, com mais de três metros de comprimento, no quintal da residência onde mora, na terça-feira (28), em Vilhena (RO). De acordo com o técnico agrícola da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), de Rondônia, Antônio Donizete, o caso é inédito na região, pois a mandioca pesa, aproximadamente, 100 quilos.

“Eu já tinha visto macaxeira pesando 30 quilos, mas deste tamanho, realmente, é fantástico”, relata Donizete. A Emater afirmou que vai recolher materiais da espécie para poder fazer um estudo. De imediato, Donizete acredita que a planta tenha sofrido uma mutação genética da própria natureza.

João Lobo, que reside no Bairro Bodanese, disse que o pé de macaxeira foi plantado há três anos e só decidiu arrancá-lo agora porque vai mudar de residência. Para arrancar a raiz, o caminhoneiro precisou de uma enxada, um facão e um caibro de madeira, que foi utilizado para erguer as raízes do chão. A medida impressionou: passou de três metros de comprimento. Com o alvoroço, vários vizinhos foram à casa de João para ver o tamanho das raízes.

Ao G1, o agricultor contou que trouxe a muda de Rio Branco (AC), “Trouxe e plantei. Pensei que não ia dar nada”, revela João. Agora, o caminhoneiro está oferecendo as ramas da mandioca para quem desejar plantar. “Vou ter que repartir a mandioca para os vizinhos, pois não irei dar conta de consumi-la sozinho”, explica.

O técnico da Emater descascou um pedaço da mandioca e detectou que as raízes estão boas, portanto podem ser cozidas. “Fiquei surpreso, pois ao completar dois anos embaixo da terra, a mandioca começa a apodrecer”, esclarece Donizete.

G1

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios