
Educação
Aposentado encontra macaxeira de três metros no quintal de casa
Um caminhoneiro de 66 anos arrancou uma macaxeira gigante, com mais de três metros de comprimento, no quintal da residência onde mora, na terça-feira (28), em Vilhena (RO). De acordo com o técnico agrícola da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), de Rondônia, Antônio Donizete, o caso é inédito na região, pois a mandioca pesa, aproximadamente, 100 quilos.
“Eu já tinha visto macaxeira pesando 30 quilos, mas deste tamanho, realmente, é fantástico”, relata Donizete. A Emater afirmou que vai recolher materiais da espécie para poder fazer um estudo. De imediato, Donizete acredita que a planta tenha sofrido uma mutação genética da própria natureza.
João Lobo, que reside no Bairro Bodanese, disse que o pé de macaxeira foi plantado há três anos e só decidiu arrancá-lo agora porque vai mudar de residência. Para arrancar a raiz, o caminhoneiro precisou de uma enxada, um facão e um caibro de madeira, que foi utilizado para erguer as raízes do chão. A medida impressionou: passou de três metros de comprimento. Com o alvoroço, vários vizinhos foram à casa de João para ver o tamanho das raízes.
Ao G1, o agricultor contou que trouxe a muda de Rio Branco (AC), “Trouxe e plantei. Pensei que não ia dar nada”, revela João. Agora, o caminhoneiro está oferecendo as ramas da mandioca para quem desejar plantar. “Vou ter que repartir a mandioca para os vizinhos, pois não irei dar conta de consumi-la sozinho”, explica.
O técnico da Emater descascou um pedaço da mandioca e detectou que as raízes estão boas, portanto podem ser cozidas. “Fiquei surpreso, pois ao completar dois anos embaixo da terra, a mandioca começa a apodrecer”, esclarece Donizete.
G1