
Municípios
Após proposta da prefeitura, reitora quer indenização por invasão de terrenos em Solânea
Após proposta apresentada pela prefeitura de Solânea para comprar o terreno da UFPB onde vivem 43 famílias, a reitora Margareth Diniz, espera uma solução pacífica para o problema até o final deste mês, cujo prazo de reintegração de posse concedido pela Justiça à instituição se encerra no dia 30 de junho.
A pendenga de reintegração de posse de terrenos da UFPB se arrasta desde o final da década de 90. Em 2011, a Justiça se manifestou favorável a ação impetrada pela universidade obrigando-a a derrubar todas as casas e outras edificações nas áreas invadidas.
De acordo com a professora Margareth Diniz, a UFPB pretende ingressar com um pedido de indenização junto à Prefeitura de Solânea para evitar um drama social das mais de 40 famílias que ocupam indevidamente o terreno há mais de 40 anos.
Acatada a proposta, Margareth Diniz pretende reunir, em reunião extraordinária, o Conselho Universitário, órgão deliberativo superior em matéria de política geral da Universidade, para referendar a proposta.
Porém, antes mesmo que a reitora lançasse a proposta, em uma reunião ocorrida no dia 26 de maio, a prefeitura local já havia se antecipado e se oferecido para medir o terreno e comprá-lo evitando o despejo das famílias moradoras do local.
Solânea Online com Focando a Notícia com Clickpb