Destaques

Apenas 10% das cidades paraibanas têm seus eleitores cadastrados com biometria, revela TRE

biometria-300x224O recadastramento biométrico ordinário (sem obrigatoriedade de comparecimento) está sendo implantado em diversos municípios do Estado. Atualmente, a Paraíba tem 2.825.889 eleitores.

Do total, 938.915 já são cadastrados com biometria, o equivalente a 32,2%, revela o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.

Esse contingente está concentrado em 23 municípios, ou seja, em 10% das 223 cidades espalhadas pelo Estado.

A biometria só é implementada nas eleições quando todos os eleitores de um município já passaram pelo recadastramento. Como no futuro todo o eleitorado brasileiro será identificado biometricamente nas urnas, o comparecimento neste momento evita filas e adianta a coleta de dados.

Na lista, estão os dois maiores colégios: João Pessoa (469.581 eleitores) e Campina Grande (264.280 eleitores). Também já fizeram o cadastramento biométrico os municípios de Mamanguape, Massaranduba, Boa Vista, Lagoa Seca, Mataraca, Cuité de Mamanguape, Capim, Itapororoca, Caiçara, Logradouro, Serra da Raiz, Emas, Catingueira, Olho d Água, Aguiar, Igaracy e Nova Olinda, Cabedelo, Pedras de Fogo, Piancó e Santana dos Garrotes.

Desde as eleições municipais de 2000, todos os brasileiros escolhem os seus representantes utilizando a urna eletrônica.

No entanto, verificou-se que em um procedimento ainda havia a intervenção humana: na identificação do eleitor. Neste momento, o mesário recebe os documentos do votante, verifica os seus dados, digita o número na urna eletrônica, e, se aquele título fizer parte daquela seção e o eleitor não tiver votado ainda, a urna é liberada pelo mesário para que o eleitor vote.

Redação com TRE-PB

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios