Educação

Agência de risco coloca nota do Brasil em perspectiva negativa

A agência de risco Standard&Poor’s colocou a nota do Brasil em perspectiva negativa, ou seja, com possibilidade de ser rebaixada, segundo informação publicada no site da agência nesta quinta-feira (6).

Quanto maior o rating de um país, melhor ele é sob o ponto de vista de atração de investimentos.

A nota atual do Brasil é BBB, que significa a existência de capacidade adequada para cumprir os compromissos financeiros, mas sujeita a condições econômicas adversas. A nota representa o segundo degrau na escala considerada “grau de investimento”, dada a países avaliados como  investimento seguro pelas agências.

“Podemos rebaixar o rating nos próximos dois anos se o contínuo lento crescimento econômico, os fracos fundamentos fiscais e externos, e alguma perda da crebibilidade da política fiscal por sinais ambíguos na política, diminuírem a capacidade do Brasil de gerenciar um choque externo”, disse a S&P.

agência de risco rating S&P  (Foto: Editoria de Arte/G1)

Ainda segundo a agência, atrasos na implementação de medidas para impulsionar o investimento privado, especialmente na área de infraestrutura, podem contribuir para baixa expansão do Produto Interno Bruto (PIB) neste e no próximo ano, elevando o risco de maior enfraquecimento fiscal e de aumento no custo da dívida pública.

A agência afirmou, entretanto, que pode revisar a perspectiva para o rating do Brasil para “estável” caso iniciativas mais consistentes gerem maior confiança no setor privado e, portanto, maior crescimento.

A revisão vale para as notas de longo prazo de moeda estrangeira e local. Ambas haviam sido definidas em 2011.

A S&P projeta expansão de 2,5% no PIB do Brasil em 2013.

G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios