DestaquesParaíba

Açudes da Grande João Pessoa perderam até 34% do volume de água

Os dois reservatórios que abastecem as 12 cidades da Grande João Pessoa, Marés e Gramame/Mamuaba registraram queda no volume total, nos últimos meses. O açude de Marés, por exemplo, saiu de 90,58% em abril para os atuais 56,15%. Já o de Gramame/Mamuaba, que em julho chegou a ‘sangrar’ (quando atingiu a capacidade máxima) hoje possui pouco mais de 80% do volume total. O levantamento foi feito pelo Portal Correio com base nos dados divulgados pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).

O presidente da Aesa, João Fernandes, disse ao Portal Correio que não há motivos para preocupação porque o panorama está dentro da normalidade esperada para o período do ano. Segundo ele, não há necessidade de se pensar em racionamento. “Quando se observa a série histórica percebe-se que no início do ano os reservatórios voltam a receber água. Está dentro da normalidade”, comentou.

João Fernandes disse que apesar de chover com bastante regularidade na região, é preciso que a população faça o uso da água com racionalidade para não comprometer o abastecimento. Ele lembrou que além de prejudicar a distribuição, provoca também aumento no custo do produto.

Aumento no consumo

Fernandes também alertou para o aumento no consumo na região e ressaltou que vai chegar um momento que os dois açudes não comportarão a demanda. Questionado se seria o momento de se pensar na construção de um novo reservatório, João Fernandes disse que a hora é de se pensar mais no armazenamento de água para o litoral, já que boa parte da água acaba escoando para o mar.

Fique de olho nas Dicas de Economia!

  • Cheque vazamentos em canos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples, pode gastar cerca de 45 litros de água por dia.
  • Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los.
  • Aproveite a água da chuva para aguar as plantas e o jardim. As plantas absorvem mais água em horários quentes, então molhe -as de manhã cedo ou no fim do dia.
  • Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Só abra quando for usar. Uma torneira aberta por 5 minutos desperdiça 80 litros de água.
  • Em vez da mangueira, use vassoura e balde para lavar patios e quintais. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água.
  • Reaproveite a água da sua máquina de lavar para lavar a calçada.
  • Saber ler o hidrômetro é muito simples e pode ajudar a detectar problemas como vazamentos, percebidos pelo consumo fora do normal.
  • Não tome banhos demorados, 5 minutos são suficientes. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água.
  • Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova ou esponja e jogue no lixo.

Portal Correio

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios