Municípios

A secretaria de saúde de Solânea promoveu uma capacitação em testagem rápida de HIV/AIDS, HEPATITES B e C e SÍFILIS

Secretaria TaniaOcorreu em Solânea uma capacitação em testagem rápida para diagnóstico de: HIV/AIDS, HEPATITES B e C e SÍFILIS, para os profissionais da saúde de Solânea, Bananeiras, Remígio e Logradouro. De acordo com a Secretária de Saúde do município de Solânea, Dra. Tânia, o curso teve início nesta segunda-feira (08) com a parte teórica, que se estendeu até a terça; e nesta quarta-feira (10), foi realizada a parte prática, podendo assim fazer os testes nas mulheres gestantes do município de Solânea.

A secretária falou a nossa equipe, que antigamente era colhido o sangue das gestantes, depois era transportado até João Pessoa e pelo volume de exames a demora era tanta, que havia casos da gestante dar a luz e o exame não estar pronto. Todos os enfermeiros de Solânea, Bananeiras, Remígio e Logradouro, a partir de hoje estarão capacitados a realizar o exame na própria unidade. Toda gestante que fizer o seu pré-natal, já fará os testes de HIV/AIDS, HEPATITES B e C e SÍFILIS, pois é uma maneira de assegurar um pré-natal de qualidade, assegurar o nascimento da criança saudável e evitar a infecção vertical.

A secretária Tânia frisou ainda, que brevemente acontecerá uma capacitação em tabagismo; já existem muitas pessoas fumantes no município, os prejuízos e custos das doenças são altos para o SUS (Sistema Único de Saúde). Também serão capacitados os enfermeiros para que possam ser criados os núcleos de combate ao tabagismo, com medicamentos, adesivos, e aconselhamento psicológico, para que a população tenha uma qualidade de vida melhor.

De acordo com Mailza Gomes, assistente social da secretaria de saúde do estado, as capacitações tiveram início desde o ano de 2011, e a meta será de que todos os municípios da Paraíba sejam capacitados para os testes rápidos, que serão feitos nos PSF, principalmente com as gestantes, para erradicar a infecção vertical dessas doenças. Além das gestantes poderão realizar os testes pessoas que sejam vulneráveis; os parceiros, companheiros, os maridos e mulheres também podem fazer o teste. Os mesmos poderão ser realizados em curto prazo, em todos os PSF dos municípios participantes dessa capacitação.

 

Redação/TV Web Cidade Solanea Online

Artigos relacionados

1 pensou em “A secretaria de saúde de Solânea promoveu uma capacitação em testagem rápida de HIV/AIDS, HEPATITES B e C e SÍFILIS”

  1. Parabéns Secretária de Saúde Tânia Maria a lei agora e colocar ordem na casa, Solânea estava mesmo precisando de uma pessoa INTEGRA como você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios