DestaquesPrincipal

99% dos municípios paraibanos vão encerrar o ano com pendências no Cauc

1-MODELO28-300x276Apenas dois municípios da Paraíba fecharão o ano de 2014 sem irregularidades listadas no Cadastro Único de Convênios (Cauc), de acordo com levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), divulgado nesta quarta-feira (3).

Segundo  a CNM, 56 municípios paraibanos têm apenas um item irregular, outros 54 têm dois motivos para estarem listados no Cauc, 45 apresentam três itens pendentes e, em 66, a situação é mais preocupante, pois possuem mais de três apontamentos no cadastro.

A Confederação informou que a lista leva em consideração os municípios que estão com alguma restrição no Cauc até o mês de novembro deste ano e estar listado neste cadastro impede que os entes municipais recebam transferências voluntárias da União.

A entidade buscou saber quais são os principais motivos para que os municípios estejam listados no cadastro. “A situação é preocupante no fim deste ano, a quantidade daqueles que estão com algum apontamento está crescendo demais, este indicador é um termômetro da situação que se encontra a gestão das cidades brasileiras”, explica o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

O Cauc é um serviço auxiliar de informações para transferências voluntárias que tem como objetivo ampliar o nível de controle de exigências, possibilitando transparência e exercício de cidadania, aperfeiçoar procedimentos administrativos ao facilitar a entrega de documentação administrativa, financeira e contábil produzida pelo ente federativo e simplificar a verificação pelo gestor público do órgão ou entidade concedente, do atendimento, pelo convenente e pelo ente federativo beneficiário de transferência voluntária de recursos da União.

Confira tabela com dados por Estado

Solânea  Online com CNM e Blog do Gordinho

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios