Municípios de Araruna e Alagoa Nova terão postos do INSS

Publicado em terça-feira, junho 13, 2017 · Comentar 

inssO superintendente do INSS no Nordeste, Marcos de Brito, conheceu, na semana passada, os locais onde serão instalados sedes para atendimento ao público em Alagoa Nova e Araruna. As cidades, ambas situadas no Agreste da Paraíba, foram escolhidas numa lista com 20 candidatas para contarem com o serviço. As instalações são cedidas pelas prefeituras e o INSS vai enviar servidores duas vezes por semana a esses municípios. A data de início das atividades não foi divulgada.
A visita começou pela cidade de Alagoa Nova, a 148 km de João Pessoa. Com uma demanda previdenciária predominante rural, os moradores, quando precisam dos serviços, tem se deslocado para agências do INSS de Esperança e Campina Grande. Essa situação vem de muito tempo, mas a partir de um protocolo de intenções assinado pelo presidente do Instituto, Leonardo Gadelha, com a prefeitura, essa realidade mudará. Não haverá mais deslocamento, exceto nos casos em que haja necessidade de perícia médica.
Pelo protocolo, o INSS vai dar atendimento semanal e ocupará uma sala da Casa Cidadã (a ser inaugurada). O prédio foi reformado e está pronto para receber os servidores com mobiliário e internet.
Em Araruna, distante 165 km da Capital, o atendimento seguirá os mesmos moldes, com a oferta de serviços como aposentadorias e pensões, benefícios assistenciais, orientação e informações, consulta de situação do benefício, extrato de contribuições, dentre outros. No Centro Histórico, um prédio que abrigou a primeira fábrica de tecidos será o ponto de atendimento. Atualmente, os moradores de Araruna precisam viajar até Solânea para receber serviços previdenciários.
Depois da visita, o cronograma seguirá um plano de trabalho com o mapeamento da demanda e programação da vinda dos servidores. Para o superintendente, Marcos de Brito, os espaços destinados às atividades estão adequados e o serviço vai trazer muitos benefícios.
“Todos saem ganhando. A intenção é expandir os acordos de cooperação para sindicatos e prefeituras para dar celeridade no atendimento e reconhecimento do direito do cidadão”, afirmou Brito. O presidente Leonardo Gadelha, que estará na Paraíba para a expansão do INSS Digital, visitará também as cidades beneficiadas pelo acordo de cooperação”, disse.

 

portalcorreio

Tags :

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solânea Online - CNPJ: 17.735.313/0001-90

É proibida a reprodução total ou parcial deste site, sem autorização prévia !