ParaíbaPrincipal

Foi realizada neste domingo a III Caminhada Ecológica e Cultural na Serra da Caxexa em Casserengue

A Serra da Caxexa é um conjunto de montanha que está localizada na Mesorregião do Agreste da Borborema e na Microrregião do Curimatau Oriental no município de Casserengue – PB. A Serra abrange uma área de mais 600 há, está a 630 m de altitude acima do nível do mar, contém vegetação nativa do Bioma Caatinga, fauna e flora diversificada, riachos, tanques de pedras naturais, penhascos, paredões com mais de 70m de altura e sítios arqueológicos

A Serra tem sofrido ações antrópicas sobre a vegetação, e pinturas rupestres, sobretudo pela falta de conscientização da população e a ausência do poder público.

Outro aspecto importante é que, nas últimas décadas, uma das atividades que mais tem se expandido sobretudo no estado da Paraíba é extração de minérios. Em Casserengue essa atividade vem sendo explorada desde a década 1990 em varias comunidades, e já existe muita especulação para iniciar a extração de minérios também na Serra da Caxexa. Mantida a tendência, corre-se o risco de artificializar demasiadamente a paisagem, liquidando cenários de extrema beleza, e toda atratividade turística já que a Serra da Caxexa desponta como um dos locais mais visitados e citados do município. Para os cidadãos de Casserenguense a Serra da Caxexa representa o cartão postal do município, e se a extração de minérios vi ser realizada naquele local será fatal para a economia, meio ambiente e toda sociedade de Casserengue e região.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios